UA-78674839-1
Este projeto, que está em andamento, tem como temática central de pesquisa a relação entre gestão de recursos humanos e inovação gerencial. A preocupação em articular esses dois tópicos se insere numa lógica em que as organizações buscam vantagens competitivas por meio de inovações que se baseiam em recursos, capacidades e competências. Nessa lógica, a gestão de recursos humanos constitui-se como fator que apoia os processos de inovação gerencial e tecnológica e, ao mesmo tempo, como próprio objeto da inovação gerencial – entendida aqui como a adoção de novas estruturas organizacionais, novos processos de gestão e novas atividades e práticas gerenciais. Afinal, as práticas de gestão de recursos humanos favoráveis à adoção de inovações em produtos e processos estão relacionadas também com a adoção de inovações gerenciais? Os dados da pesquisa serão coletados por meio de questionário online e serão analisados a partir da técnica de modelagem de equações estruturais.
O
objetivo principal desta pesquisa consistiu em identificar e analisar como a
inovação em gestão e em formatos organizacionais acontece em organizações
brasileiras e portuguesas, levando-se em conta os sistemas de inovação nos
quais essas organizações estão inseridas. Para o alcance desse objetivo, foi
necessário construir um marco teórico que não restringisse o objeto de pesquisa
a uma disciplina específica, mas que, ao mesmo tempo, viabilizasse um percurso
metodológico adequado ao estudo desse tipo de inovação. A discussão teórica
abrangeu a compreensão de conceitos gerais sobre inovação, a articulação entre
competitividade, sistemas de inovação, teorias da firma e teorias das
organizações, e os aspectos ligados aos contextos de Brasil e Portugal que permitissem
a investigação do fenômeno da inovação em gestão e em formatos organizacionais.
O percurso metodológico foi desenhado em torno de uma pesquisa empírica,
realizada a partir da análise de dados secundários dos surveys oficiais sobre inovação e de dois
estudos de caso exploratórios. A análise dos resultados dos surveys teve o propósito de obter um panorama
sobre o fenômeno de acordo com os dados disponibilizados pela PINTEC 2005, no
caso do Brasil, e pelo CIS 4, no caso de Portugal. Por sua vez, os estudos de
caso exploratórios aprofundaram a análise em duas organizações de alto
desempenho pertencentes ao setor de telecomunicações, o qual apresentou
elevadas taxas de inovação em gestão e em formatos organizacionais em ambos os
países. Os dados da brasileira Oi e da portuguesa PT Inovação foram analisados
seguindo procedimentos de pesquisa qualitativa. As considerações finais
explicitam a ligação entre as inovações em gestão e em formatos organizacionais
e as inovações em produtos e processos, a diversidade conceitual quanto ao tipo
de inovação investigado, as semelhanças e diferenças nos resultados das
pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal e a difusão de inovações nas duas
organizações pesquisadas.
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Artigos em congressos