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INOVAÇÃO GERENCIAL

Tipos de inovação

As inovações podem gerar não somente novos produtos, serviços, processos, métodos de marketing e estratégias, mas também mudanças significativas em gestão e em formatos organizacionais.

Algumas dessas mudanças são conceituadas como inovações gerenciais, inovações organizacionais ou inovações administrativas e podem representar novidades para uma determinada organização ou mesmo para o mundo.

A inovação gerencial frequentemente envolve a criação e difusão de filosofias e princípios de gestão, políticas e práticas, processos e formas de organização do trabalho, estruturas organizacionais e de conhecimentos, métodos e técnicas de gestão (LOPES, 2009).


Grau de novidade

De acordo com Christopher Freeman e Carlota Perez (1988), inovações incrementais ocorrem continuamente em qualquer setor e afetam positivamente a produtividade. Se originam a partir de melhorias e invenções sugeridas tanto por pessoas ligadas às atividades produtivas, quanto por usuários dos produtos e serviços.

Por outro lado, inovações radicais são eventos descontínuos que frequentemente resultam de atividades deliberadas de P&D. Uma inovação radical traz importantes mudanças estruturais, embora, muitas vezes, de impacto econômico agregado relativamente pequeno e localizado.

O grau de novidade das inovações também pode ser percebido em mudanças nos sistemas tecnológicos, que afetam diversos setores ou mesmo ocasionam o surgimento de novas indústrias. No caso, inovações incrementais e radicais são combinadas com inovações organizacionais e gerenciais, afetando apenas algumas firmas.

Já as mudanças nos paradigmas tecno-econômicos são consideradas revoluções tecnológicas resultantes da combinação de novos sistemas tecnológicos, inovações incrementais, radicais e organizacionais. Esse tipo de mudança é capaz de influenciar o comportamento da economia como um todo e pode perdurar por décadas.